MISSION TO CAPE VERDE

Monday, November 9, 2009

A situação do Hospital da Praia (07 de Novembro de 2009)

A palavra "oração" tem duas partes fundamentais: orar e acção! Com esse surto de dengue que assolou o nosso país, as igrejas se reuniram para orar. Mas, e a outra parte? Agir também é importante!! Como filhos de Deus, temos de amar os nossos próximos como a nós mesmos e, foi com esse pensamento, que os jovens da igreja do Palmarejo, juntamente com Cleonice (igreja da Achada), Nichinha e Marina (Achadinha), decidiram prestar apoio ao Hospital central da Praia (Hospital Agostinho Neto), como jovens voluntários.
Eu não vou mentir dizendo que foi tudo um mar-de-rosas, porque não foi. Assistimos a cenas constrangedoras e tristes! Vimos a dor dos pacientes (como eles gritavam!!!!), a confusão que estava o Hospital, a preocupação dos médicos e enfermeiros, a impaciência dos familiares, e o tempo que corria tão depressa! Havia tanta gente doente, que a sala de espera foi transformada numa enfermaria, e muitos doentes e familiares estavam da porta para fora, á espera de serem atendidos. Um alvoroço total!! Sem falar, na falta de paciência dos próprios trabalhadores do Hospital, que "batiam nas costas dos doentes para que estes se levantassem e se dirigissem ao médico"! Muitos de nós ficámos escandalizados com essa actitude! Os médicos faziam o que podiam, e nós também. Alguns voluntários foram ás 9 h, e saíram ás 17 h. Outros permaneceram ali.
Apesar de tudo isso, foi um tempo abençoador e prestativo. Foi bom ver os sorrisos nas faces dos doentes quando distribuíamos água e Paracetamol, para aliviar as suas dores. Foi bom ver que eles confiavam em nós para dirigirmos as suas cadeiras de rodas, levarmos os seus parentes (desmaiados) para serem vistos pelo doutor, etc. Deus concedeu-nos esta benção e nós fizemos bom uso dela.
Tenho a agradecer, primeiramente, ao Senhor, ao Elias, á Jael, ao Irlando, ao Gelson, ao Dany, ao Já, á Claudia, á Kátia, á Marina, Nichinha, Cleonice, ao Vidjey, e a todos os outros por terem-me acompanhado nessa experiência!! Deus vos abençoe!!

OBS: Agora tenho a certeza que quero ser médica! Para a honra e Glória do meu Senhor!!!!!!

OBS2: Infelizmente, não pude tirar fotografias do interior do Hospital. Eu não queria constranger os doentes que ali estavam.

Fique com Deus!!

Publicado por Vivian em Cabo Verde

No comments: